segunda-feira, 27 de maio de 2013

Moldura no teto de Isopor - DYU

Bom dia vizinhança, obrigada a todas pelos votos de felicidades na nova casinha :)

Estamos muito felizes e aos poucos as coisas estão se ajeitando...

Hoje vi um post num blog que acompanho Homens da casa e achei muito interessante, vou fazer um ctrl c + ctrl v pq achei muito legal... reparem que nem as palavras eu mudei, fiz realmente um ctrl c+ ctrl v, por isso está em primeira pessoa, mas NÃO FUI EU QUEM FIZ, ok?



Quando pintei o nosso quarto e coloquei papel de parede na cabeceira da cama ficou feio o acabamento superior e eu já havia programado fazer algo ali pra tapar os defeitos. Sempre achei as molduras de gesso muito caras, além da mão de obra e da sujeira que faz na casa inteira. Decidi eu mesma colocar o acabamento com barras de isopor que imitam o gesso e podem ser encontradas em lojas de material de construção ou sites. 

Encomendei 10 metros pra garantir mas na verdade usei somente 8,5 metros, é melhor comprar um pouco mais pois a gente sempre estraga alguma coisa nas primeiras tentativas.  Paguei R$2,60 por metro e em poucos dias chegou pelo correio meu pacote. Falei com o Willian da empresa Moldutec através do facebook e escolhi o modelo e tamanho no site deles. 

É importante contar quantos cantos tem o ambiente e informar para que eles mandem as pontas cortadas corretamente (cantos pra dentro e cantos pra fora). Elas podem ser aplicadas diretamente e pintadas mas eu preferi passar 1 mão de massa corrida diluída em água pra dar acabamento mais lisinho. Depois lixei com lixa fina e pintei com tinta de parede.


Na hora de colar comece pelos cantos e deixe sempre as emendas para serem feitas na parte de dentro. Usei cola transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.


Depois das  barras coladas e emendas tapadas eu passei com o dedo massa corrida em todas as junções (teto-isopor e parede-isopor), assim não ficou nenhuma frestinha e isso torna o trabalho realmente muito parecido com uma moldura de gesso de verdade. Achei ótimo, gastei pouquinho pra fazer e o resultado está bem bacana.




>> Pinte todas as barras antes de aplicar pois facilita muito o trabalho; 


>> Faça um teste de toque no isopor antes de usar a cola pois algumas reagem e corroem  a peça. 

>> Na hora que estiver colando segure até ter certeza que a barra esta firme na parede e fique de olho por um tempo pra ver se ela não “escorregou” até a cola secar totalmente. 

>> Antes de colar os cantos faça uma simulação sem cola pra ver se eles estão com encaixe perfeito, se preciso arrume as pontinhas com lixa ou estilete.
Pra quem quiser ver o post original, da uma passadinha no blog, que é mto bacana e tem mta coisa legal Post original aqui
Depois venho com fotinhos da minha casa, nosso sofá chegou no sábado :)
Bjs  

13 comentários:

  1. Eu usei estas molduras no meu hall privativo, mas achei elas muito caras! Fica igualzinho as de gesso! Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa ideia, será que não serve pra rodapés tambem?Estou em busca de solução p/ rodapés que não sejam tão caras...
    grande abço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, eu tbm achei a ideia bem interessante, mas acho que como rodapé não serve, o material me parece um tanto quanto delicado, já pensou, uma batida e quebra o isopor??? sem contar que o desgaste é maior e isopor solta aquelas terriveis bolinhas que faz uma puta sujeira... rsrs

      No teto deve ficar legal pq não mexemos sempre...

      Boa sorte na tua busca :)


      Bjs

      Excluir
  3. Olha só, eu não coloquei gesso aqui, pq achei muito caro e não queremos investir muito nesse apê, mas essa moldura aí é bem interessante! acho que vai rolar aqui kkkkk.

    Bjs.
    http://vc3edom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, essa opção me pareceu bem barata tbm, se vc msm for fazer, se colocar mostra depois como ficou :)

      Bjs

      Excluir
  4. Paty, amei a ideia... super original, 1º vez q vejo. BJ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maira, tbm achei tudo de bom, principalmente para quem tem o dom do DYU... eu sou uma negação... rsrsrs

      Bjs

      Excluir
  5. Oi Pati!
    Que ótima idéia, linda e econômica!!
    Fica idêntico também aos roda forros brancos da Santa Luzia, que são bem carinhos!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e pela kazuka nova!!!
    E Realmente essa ideia é 10, quero ver se convenço meu marido a montar um desse em nossa casa qnd ficar tudo pronto!
    Legal =D
    Valeu pelo Ctrl+C e Ctrl+V.....

    ResponderExcluir
  7. Nossa super lindoo...
    as minhas molduras que coloquei aqui em casa e de poliestireno mais resistente que a de isopor e não precisei passar massa corrida só um mão de tinta a base da água e prontinho posso ate colar com cola quente...
    essa de isopor também são fáceis..
    mais a tendencia ta sendo a de poliestireno quase a mesma coisa que a de isopor e tbm os modelos são lindos quanto a de isopor quanto a de poliestireno.
    recomendo....
    comprei na Belo Visual.
    uma fabrica ótima instaladores super educados e pacientes kkkkk por que ser muito detalhista e chata kkk
    o site e: www.belovisual.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante esse site da belo visual.
      estava vendo umas fotos deles são ótimo os trabalhos deles
      acabamento super maravilhoso.
      a sanca de Poliestireno realmente e a melhor.
      cada modelos uns mais lindos que os outros apaixonada PARABÉNS a toda equipe.
      Já já vou encomenda a minha.

      Excluir
  8. Galera essa ideia de isopor são apropriadas para superfície aérea. Como lages 3D e etc. Agora superfície térrea são,(MDF,cerâmica, gesso e entre outros, resumindo.
    Material leve e para superfícies aerea.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que me motiva :)

Vcs são meus arquitetos, designers e consultores;

Obrigada por comentar!